Campo Grande é a capital mais rápida em abertura de empresas do Centro-Oeste

Tempo médio necessário para abrir um novo CNPJ é de oito horas; no ranking nacional, a cidade figura como quinta mais ágil

Economia | 25 de fevereiro de 2023, por redacao@radar67.com.br

Campo Grande é a capital mais rápida em abertura de empresas do Centro-Oeste.

Em média, oito horas (7,6) é o tempo necessário para a abertura de uma empresa na Capital, conforme os dados do Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Conforme os dados, em Cuiabá (MT), o tempo médio para abertura de empresas é de nove horas (8,7), enquanto em Brasília é de 11 horas. O estado de Goiás não apresenta dados no mapa. 

Esse resultado faz com que Campo Grande esteja também entre as mais rápidas em âmbito nacional. No Brasil, Aracaju (SE) e Recife (PE) lideram o ranking, com tempo médio de duas horas, seguidas por Curitiba (PR), com quatro horas, e Vitória (ES), com média de cinco horas.

Além de Campo Grande, outras quatro capitais no País também apresentaram o mesmo prazo em janeiro de 2023: Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Manaus (AM) e São Luís (MA). 

Nas demais cidades mais populosas de Mato Grosso do Sul, Dourados é o município com tempo médio de abertura de empresas mais próximo da Capital, 7,7 horas. As médias em Três Lagoas e Corumbá são de 12 horas e 34,9 horas, respectivamente. 

Campo Grande ainda apresentou uma redução de 81,4% no prazo necessário para o registro de uma empresa em relação a janeiro de 2022, de acordo com os dados. 

No ano passado, a média no mesmo período foi de 1 dia e 19 horas. Também houve uma retração em comparação com dezembro de 2022, que registrou tempo médio de 15 horas.

Em questão de natureza jurídica, o empresário individual é o que menos leva tempo para abrir sua empresa, também com média de oito horas (7,4). As sociedades limitadas levam em média 15 horas, e as anônimas, 19 horas. 

As cooperativas também vão além da média, com duração média para abertura de 27 horas (27,3). E os consórcios de sociedades são os que mais demoram para serem abertos no Estado, com tempo médio de 120,2 horas. 

Fonte: Correio do Estado