Semana Santa movimenta turismo de MS

Além de aumentar venda de passeios, turistas impulsionam comércio em Mato Grosso do Sul

Entretenimento | 9 de março de 2023, por Tony Kaique

A um mês da Páscoa, que neste mês é comemorada em 9 de abril, e pouco mais de três semanas para o início da Semana Santa, o turismo de Mato Grosso do Sul já se movimenta e cidades como Bonito já tem mais da metade das reservas de hotéis esgotada.

A informação foi confirmada por Gabriel Calderon, presidente da ABH (Associação Bonitense de Hotelaria). Por isso, com a taxa de ocupação das hospedagens em 58% só em Bonito, a expectativa é que o movimento cresça ainda mais nos próximos dias.

Além disso, o diretor de turismo da Sectur de Bonito, Elias de Oliveira Francisco, afirma que a Páscoa é um período de muita procura porque proporciona clima agradável. Por isso, visitantes buscam se aventurar nas águas cristalinas e aproveitar a gastronomia típica da região, como os pratos Pacu na Brasa, Pintado a Urucum e Piraputanga sem espinhos.

“Bonito espera um grande público durante o período do feriado de Páscoa pois é um período de viagem em família. O Aeroporto de Bonito com voos diários a partir de São Paulo e pela alta pela busca de turismo de natureza e pelo ecoturismo”, explica.

Elias ainda reforça que os passeios mais procurados são os balneários e Gruta do Lago Azul. “As atrações turísticas funcionarão normalmente pois nesse período as ocorrências de chuvas diminuem”.

Abril supera procura de fevereiro

A grande procura é percebida pelas agências de turismo também. A empresa Águas Turismo, por exemplo, explica que a procura por passeios na região de Bonito está maior do que fevereiro, quando houve o Carnaval. Além disso, turistas buscam reservar as atividades com maior antecedência para garantir disponibilidade. “Os principais passeios são balneário, flutuação e atividades na natureza”.

A 350 quilômetros de Campo Grande, a cidade de Corumbá também se prepara para receber visitantes.

Passeios de pesca esportiva

Corumbá, na região pantaneira do Estado, é outra cidade que mora no coração do visitante que busca tranquilidade e aventuras em veio à natureza. Por lá, a Semana Santa é considerada um período de meia temporada. Segundo a pesquisa do Observatório de Turismo da Fundação de Turismo do Pantanal (Fundtur), a taxa de ocupação das hospedagens em 2022 foi de 60%.

Há também os turistas que já possuem os seus barcos reservados para a pesca esportiva, outra modalidade muito procurada na região.

“Além dos encontros de famílias, as pessoas aproveitam para compras, passeios pela cidade e day use em barcos de passeios”, explica a Fundtur.

Vale ressaltar que as épocas festivas são de grande vantagem para a economia das cidades interioranas, uma vez que movimenta os setores de turismo e comércio.

“O comércio tem um pequeno aumento nos produtos que fazem parte da tradição pantaneira nesse período para os pratos que são servidos nesse período, durante a Semana Santa. Com destaque para a sopa paraguaia, chipa, canjica e peixe”, ressalta a Fundação de Turismo do Pantanal.  

A Pousada 4 Cantos, localizada no centro corumbaense, afirma que gente reserva quarto para aproveitar a Semana Santa na cidade todos os anos. Com vagas disponíveis ainda para o período, o responsável afirma que a procura aumenta nos meados de março.

Fonte: Midiamax