Majestoso, jequitibá de 101 anos ganha proteção ambiental no coração da cidade
Decreto da prefeitura nesta terça-feira (23) protege árvore localizada na Praça Ary Coelho de corte

Moradora antiga e imponente da Praça Ary Coelho, famosa por conta da perfeição de um buraco ao centro, árvore de 101 anos agora é tombada como patrimônio da cidade e receberá proteção especial à altura da sua importância.
Plantada na entrada da praça, no dia 7 de setembro de 1922, para comemorar o primeiro século da Independência, hoje é símbolo de resistência no cruzamento das ruas 13 de Maio e 25 de Novembro, região central da Capital. A outra, plantada no mesmo dia, não vingou, mas o irmão jequitibá está em plena saúde e agora protegido de cortes e qualquer intervenção que atente contra sua existência. O decreto foi publicado pela Prefeitura de Campo Grande na manhã desta terça-feira (23).
Tombado como patrimônio ambiental da cidade, o decreto reforça a preservação da história que criou raízes em uma das mais tradicionais e antigas praças da cidade. A árvore plantada no coração do Centro de Campo Grande é da especie Cariniana Estrellensis e pode chegar até 50 metros de altura.
A palavra “jequitibá” é originária do tupi e significa “gigante da floresta”. O jequitibá é de relevância nacional e faz parte da cultura brasileira, vindo a ser até mesmo personagem de novelas e livros. Para a cidade de Campo Grande, sua presença grande e majestosa pôde ser apreciada por várias gerações.
Proteção especial
O decreto da prefeitura, publicado na edição desta terça-feira no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), institui que está proibido o corte, poda, derrubada ou qualquer ação ou intervenção que possa provocar danos, alterações ou morte da árvore. O jequitibá será vistoriado e cuidado pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).
Fonte: CGNews