Terra fica perto do seu “limite seguro” após ano mais quente já registrado
Aumento contínuo das emissões de gases de efeito estufa contribuíram para aquecimento acelerado do planeta

Um relatório do observatório europeu Copernicus, divulgado nesta terça-feira (9), mostrou que a Terra registrou, em 2023, temperaturas que ficaram em média 1,48ºC acima do nível pré-industrial, número muito perto do 1,5ºC estabelecido como “limite seguro” para o planeta.
Esse limite foi adotado em 2015 pelo Acordo de Paris, e estabelece uma espécie de limite para que a Terra comece a sentir as consequências mais graves das mudanças climáticas. A previsão inicial era que o planeta não chegasse no limite até 2030, mas um aumento contínuo das emissões de gases de efeito estufa aceleraram o processo.
Segundo o relatório, todos os dias do ano passado ultrapassaram a marca de 1ºC acima do nível pré-industrial, estabelecido entre 1850 e 1900, chegando a 2ºC em picos no mês de novembro.
Da era pré-industrial até os tempos atuais, o planeta já registrou um aumento de mais de 50% na quantidade de CO2 na atmosfera, o que pode levar à intensificação de fenômenos naturais, além de deixar o nosso planeta mais quente.
Um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, financiado pelo Fundo Bezos Earth, do empresário Jeff Bezos, aponta que a Terra também está se aproximando dos pontos de não retorno, o que poderá desencadear potenciais catástrofes ambientais irreversíveis.
Via JD1Notícias