Atual prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes lidera pesquisa Percent Brasil em dois cenários diferentes
Foram ouvidas 600 pessoas por telefone de 27 de junho a 4 de julho

A pouco mais de um ano e três meses das eleições municipais, a atual prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, do Partido Progressistas, lidera pesquisa divulgada recentemente pela Percent Brasil, em dois cenários diferentes. No primeiro, ela aparece na frente de forma espontânea, que é quando é feita uma pergunta ao entrevistado e não dada nenhuma alternativa de resposta; no segundo, confronto direto com o deputado federal Beto Pereira (PSDB).
“A pesquisa é resultado de um trabalho que estamos desenvolvendo há pouco mais de um ano e três meses. Um trabalho feito com compromisso, responsabilidade e dedicação aos projetos e todos os campo-grandenses, assim é pautada a nossa gestão. Nosso projeto prioritário é o desenvolvimento econômico, além de possibilitar oportunidades aos moradores que aqui moram. Recentemente lançamos projetos de revitalização das unidades de Saúde e Escolares”, destacou a prefeita, Adriane Lopes.
Em um possível segundo turno, o nome da atual prefeita da Capital, Adriane Lopes, sai na frente com 22,5% em um confronto direto com o deputado federal, Beto Pereira, que perde com 14,5%.
No caso da pesquisa espontânea, Adriane Lopes sai na frente com 5,7%, seguida pelo ex-governador André Puccinelli com 4,7%; Beto Pereira com 2,8%; Marquinhos com 2,5%; Capitão Contar com 1,3%; Rose Modesto 1,2%; e do deputado estadual Lucas de Lima com 0,5%.
Foram ouvidas 600 pessoas por telefone de 27 de junho a 4 de julho. Segundo a Percent, a margem de erro é de 4% para mais ou menos.
Gestão
Adriane Lopes foi empossada prefeita de Campo Grande em ato na Câmara Municipal, em 4 de abril de 2022. Ela ocupava o cargo de vice-prefeita e assumiu o lugar de Marquinhos Trad, que renunciou ao cargo, conforme documento entregue à Casa de Leis.
“Para ocupar o cargo de Prefeita, me capacitei e entendi que o meu papel como gestora é servir as pessoas da nossa cidade. Tenho me dedicado em fazer o melhor e realizar as entregas que as pessoas têm nos reivindicado. Para que isso seja possível, tenho ouvido diariamente as lideranças dos bairros, os moradores e comunidade em geral, porque a nossa gestão é participativa e pautada no diálogo, com todos, sem exceção”, garantiu Adriane Lopes.
Por ser a primeira mulher Prefeita a ser eleita democraticamente na Capital, Adriane tem dado espaço para que outras mulheres ocupem cargos de liderança.
“Em nossa gestão, a maioria dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. São essas que trabalham com o peso da responsabilidade de cuidar de todas as formas de vida. Tenho dito por onde passo que, nós mulheres não estamos para disputar com homens e sim ombrear. Estamos abrindo espaços para que outras mulheres ocupem o lugar que queiram estar, seja na advocacia, gestão pública ou até empresariado”, acrescentou.
Desde que assumiu a administração de Campo Grande, Adriane Lopes lançou projetos inovadores como o Juntos Pela Escola, que irá revitalizar as 206 unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme); Aprender mais na Reme, que proporciona reforço escolar no contraturno, para recuperação dos alunos pós-pandemia.
“Estamos destinando R$ 40 milhões para revitalização de todas as escolas da Reme. Lançamos esse projeto em abril e, neste período, já entregamos nove unidades. Isso é importante, porque há espaços que há mais de 20 anos não recebem uma mão de tinta. Há escolas também sem acessibilidade, que a partir do programa passarão a atender todas as crianças”, disse a Prefeita.
Capital das Oportunidades
Neste mês, após diversas tratativas com empresários e lideranças da América do Sul, Adriane foi convidada a almoçar com o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña. Foram tratados assuntos como a Rota Bioceânica, novos negócios e relações comerciais com o país vizinho.
Na mesma semana, uma comitiva chilena formada por empresários e políticos, inaugurou um Escritório Comercial da Corporação de Desenvolvimento da Região de Tarapacá. O espaço foi aberto para alavancar as negociações e trocas comerciais entre Brasil e Chile.
A capital de Mato Grosso do Sul é vista como um hub logístico com as Rotas de Integração Latino-Americana que estão sendo desenvolvidas.
“As tratativas ocorreram a partir de visitas a Campo Grande. Nós atendemos, por diversas vezes, as autoridades em nosso escritório, que funciona como facilitador e aproximador de novos negócios para a nossa cidade. Com essa inauguração, Campo Grande se consolida como a Capital da Rota Bioceânica”, garantiu.
Currículo
Adriane tem 43 anos, é natural de Grandes Rios, interior do Paraná, mas mudou-se para Campo Grande com a família quando ainda tinha 9 anos. É graduada em Direito e Teologia, pós-graduada em Administração Pública e Gerência de Cidades. Também é Coach e Leader Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).
Ela começou a trabalhar com a venda de sorvetes para pagar a faculdade de Direito, advogou, trabalhou na Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) durante quatro anos. Também desenvolveu vários projetos sociais. Foi eleita vice-prefeita por dois mandatos e é casada com o deputado estadual Lídio Lopes, com quem tem dois filhos.
É a primeira mulher a chegar ao comando da prefeitura numa eleição pelo voto direto. Antes dela, Nelly Bacha já esteve à frente da administração municipal em 1983, quando era presidente da Câmara Municipal e foi nomeada para a prefeitura pelo então governador Wilson Barbosa Martins.