Cerca de 72% dos empresários da Capital esperam vender mais no Dia das Mães deste ano

Os empresários estão otimistas e acreditam que as vendas serão 21% superiores comparado ao mesmo período do ano passado

Especiais | 4 de maio de 2023, por redacao@radar67.com.br

O comércio de Campo Grande está com as expectativas altas para o Dia das Mães em 2023. De acordo com o levantamento da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), realizado com empresários da Capital, revelou que quase 72% dos entrevistados esperam vender mais na data comemorativa deste ano em relação a 2022.

Desse percentual, a maioria, ou seja 40,71%, acredita em uma alta de pelo menos 10% e 21,24% dos entrevistados avaliam que podem superar as vendas em até 20%. Quase 10% dos empresários estão ainda mais otimistas e acreditam que as vendas serão superiores a 21% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Em relação ao ticket médio, a pesquisa revelou que, enquanto 27% dos entrevistados preveem vendas entre R$51 e R$100, a maioria, ou seja, 47,75%, espera elevar esse valor para até R$ 200.

Pouco mais de 5% dos entrevistados sinalizaram que as vendas devem ultrapassar os R$200, e 5.41% dos empresários estão mais céticos ou acreditam que o valor médio gasto com o presente será de até R$ 50,00.

Pensando em alavancar as vendas, cerca de 90% dos respondentes informaram que farão alguma ação nesta data. Facilitar os prazos de pagamento, criação de promoções, ofertas exclusivas e campanhas nas redes sociais são estratégias sinalizadas pelo setor para atrair o público.

Para o presidente da ACICG, Renato Paniago, o movimento de compras deve ser intensificado após o quinto dia útil, quando ocorre o recebimento do salário. A liderança destaca que o Dia das Mães é uma das datas mais aguardadas pelo comércio e ajuda a impulsionar o faturamento das empresas.

“Sabemos que os segmentos de vestuário, calçados, acessórios e perfumaria costumam liderar a preferência de presentes para as mães, mas o setor de serviços e alimentação também deve ter movimento. As empresas da nossa Capital estão preparadas para oferecer produtos variados, bom atendimento e preço que cabe em todos os bolsos, requisitos importantes para a tomada de decisão do consumidor na hora da compra do presente”, avaliou Paniago.

A pesquisa Perspectivas para o Dia das Mães de 2023 foi realizada com 113 empresários, entre os dias 3 de abril e 2 de maio, dos setores de vestuário, perfumaria, eletrônicos, alimentação, joias, entre outros serviços.

Confiança no comércio

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de abril registrou o primeiro aumento neste ano. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o índice alcançou neste mês 119,9 pontos, um crescimento de 2% quando comparado aos 117,6 registrados no mês anterior.

De acordo com a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira, o Dia das Mães, também considerado o segundo Natal, a data é favorável ao comércio e reflete o otimismo dos empresários.

“Nossa pesquisa de intenção de consumo e comemorações para o período aponta uma movimentação financeira bem maior do que no ano passado, não apenas na Capital, mas em todo o Estado”, explicou Regiane Dedé.