Ciclistas alegam infraestrutura precária em ciclovias de Campo Grande
Buracos, asfalto desnivelado e falta de iluminação atrapalham o percurso de usuários que utilizam a bike como meio de transporte

Ciclistas relatam que a infraestrutura de ciclovias em Campo Grande está precária e queixam-se de buracos, asfalto desnivelado, objetos que obstruem as vias e falta de iluminação e sinalização.
Os problemas afetam o dia a dia de quem depende exclusivamente do meio de transporte de duas rodas e de pessoas que pedalam por lazer.
O asfalto está desnivelado na ciclovia da avenida Afonso Pena, entre Ernesto Geisel e Calógeras; na avenida Fábio Zahran, entre as ruas Calarge e Santa Amélia e na avenida Afonso Pena, entre Espírito Santo e Alagoas.
Existem buracos nas ciclovias da avenida Afonso Pena, entre a Ceará e a Arquiteto Rubens Gil de Camilo e na avenida Costa e Silva, em frente a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Há falta de sinalização na ciclovia da avenida Nasri Siufi, na altura dos bairros São Conrado/Santa Emília.
Com a chuva de verão dos últimos dias, o barro tomou conta da ciclovia da avenida Lúdio Martins Coelho, entre as avenidas Roseira e Presidente Nereu.
Revitalização
A Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), afirmou que há um projeto de revitalização para melhorar a infraestrutura das ciclovias da Capital.
Sem dar mais detalhes, a prefeita afirmou que “sentamos com nossas equipes e a Agetran [Agência Municipal de Transporte e Trânsito] já está com o cronograma de execução de revitalização de toda a ciclovia na Capital”.
O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (24), durante evento de divulgação do calendário esportivo 2023, no auditório da Unigran Capital.
De acordo com a Prefeitura Municipal, há previsão de implantação de novas ciclovias/ciclofaixas em Campo Grande. Confira:
Av. Calógeras – centro
Uma nova ciclovia, com extensão de 1,5 quilômetros, está sendo implantada na avenida Calógeras, da avenida Afonso Pena até a Costa e Silva/Salgado Filho.
Com isso, será possível ir, de bicicleta, do Aeroporto até a Gury Marques.
Av. Mato Grosso – Carandá Bosque
Também haverá implantação de uma ciclovia na avenida Mato Grosso para interligar as ciclovias das ruas Antônio Maria Coelho e Antônio Theodorowich com a da Avenida Dr. Fadel Tajher Iunes, já no Parque dos Poderes.
Com isso, será possível fazer de bicicleta o trajeto do aeroporto até o Parque dos Poderes, atravessando o centro pela ciclovia da Avenida Afonso Pena, ciclofaixa na Rua Professor Luiz Alexandre e daí chegar a Antônio Maria Coelho ou seguir em frente até o Parque do Sóter.
Av. Euler de Azevedo
Haverá interligação da avenida Euler de Azevedo com a ciclovia da Orla Morena. Uma ciclofaixa será implantada na Euler a partir da rotatória da Tamandaré, passando pela Ernesto Geisel, subindo a Rua Plutão até a avenida Tamandaré.
São Conrado – Nova Campo Grande
Uma faixa exclusiva aos ciclistas está prevista para interligar os bairros São Conrado e Nova Campo Grande/Aeroporto. O caminho será construído no prolongamento das avenidas General Alberto Carlos Mendonça Lima e Wilson Paes de Barros.
Fonte: Correio do Estado