Com estoques para poucos dias, Santa Casa faz apelo para doação de sangue
Armazenamento mais crítico é das tipagens sanguíneas O- e O+, que correspondem a menos de 5% do ideal

A Santa Casa de Campo Grande (MS) anunciou nesta semana situação crítica nos estoques de sangue. A Unidade Hemoterápica opera com a capacidade menor que a indicada. As reservas de sangues de todas as tipagens encontram-se em situação de emergência.
Nota divulgada aponta que o estoque sanguíneo disponível é o suficiente para a unidade operar por mais alguns dias. A maior necessidade é nas tipagens O- e O+, que equivale atualmente a menos de 5% do armazenamento ideal.
As coletas são feitas por ordem de chegada e duram, em média, 40 minutos. De acordo com a supervisora de enfermagem da Unidade, Glauciane Nolasco, por conta das viagens típicas do final e do começo do ano, as reservas costumam operar em condições de escassez no período das férias.
Como ajudar – Para doar, basta chegar na unidade e aguardar o atendimento, as doações são feitas por ordem de chegada e duram, em média, 40 minutos. Os interessados devem estar em boas condições de saúde e alimentados, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e levar os documentos originais com foto para a identificação. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos contatos (67) 3322-4135 ou (67) 99273-7356.
Fonte/Créditos: Diário Digital