Em audiência pública, custo de Anel Viário fica em segundo plano

Trecho ainda não foi orçado, e construção de nova rodovia na região leste de Campo Grande pode até sobrar para o bolso de quem paga pedágio

Cidades | 14 de março de 2023, por redacao@radar67.com.br

Na audiência pública realizada nesta segunda-feira na Câmara dos Vereadores de Campo Grande sobre a criação de um novo Anel Rodoviário de Campo Grande na região leste de Campo Grande, um ítem fundamental para que a obra saia do papel foi o menos discutido no encontro: quem vai pagar a conta?

Ao final do encontro, do qual participaram engenheiros, representantes dos vereadores, do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, e dos bairros e condomínios de luxo que estão nas margens do Anel Viário, ficou a decisão unânime de que um novo Anel Viário é necessário, mas a forma como ele será construído, ainda não se sabe. 

Proponente da audiência pública, o vereador professor André Luiz (Rede) disse que o objetivo é incluir a obrigação de construir um novo anel viário em Campo Grande à futura concessionária da BR-163, que assumirá a rodovia no lugar da CCR MSVia. “A gente não quer mais o ‘poderá’ no contrato. A gente quer o ‘deverá’ no contrato, que é para desafogar o trânsito”, disse. 

Já o procurador de Justiça Aroldo José de Lima, que é quem pediu a inclusão de um novo Anel Viário no processo de relicitação, ao ser questionado sobre quem pagaria a conta de um novo Anel Viário, disse que poderia vir de uma parceria entre entes públicos: município e Estado e União, e até mesmo de uma parceria público-privada. 

“O município pode entrar com a desapropriação, o Estado com obra de infraestrutura, e a União, com uma outra parcela. Poderia ser feita uma PPP”, disse o procurador.

Caso a proposta do vereador seja incluída pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no projeto de relicitação, é grande as chances que o próprio usuário da rodovia pague pelo custo das obras, que ainda não há estimativa, apesar de na audiência falarem em cifras que vão de R$ 400 milhões a R$ 1 bilhão para o empreendimento. 

Com a concessionária obrigada a construir uma nova rodovia, de pouco mais de 40 quilômetros entre a saída para São Paulo e a saída para Cuiabá, e que passe entre duas áreas de preservação ambiental (Lageado e Guariroba) e também nas imediações do Autódromo Internacional, o custo do investimento viria do pedágio. 

No projeto atual, que não prevê a construção de um novo Anel Viário, já previsto um aumento de R$ 110% no preço do pedágio do trecho norte da rodovia, que sairia de Campo Grande em direção à divisa com o Estado de Mato Grosso. Isso significaria a elevação de aproximadamente R$ 7 o quilômetro rodado para mais de R$ 14, fazendo o pedágio dobrar de preço.

Já na proposição de Aroldo, que não foi formalizada, apenas comentada após a audiência, haveria investimento público, e talvez até mesmo a exclusão do novo Anel Viário do trecho pedagiado. 

Fonte: Correio do Estado