Feirão da Empregabilidade soma mais de 215 encaminhamentos para o mercado de trabalho na sede da Funsat
O objetivo da ação é conectar empresas contratantes e trabalhadores que buscam uma oportunidade no mercado formal

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Funsat (Fundação Social do Trabalho), realizou nesta segunda-feira (28) o Mega Feirão da Empregabilidade, com mais de 40 empresas parceiras e cerca de 1.500 vagas de emprego nas mais diversas áreas e funções. A iniciativa, que integra o calendário festivo dos 124 anos da Capital, somou 256 atendimentos e 215 encaminhamentos para o mercado de trabalho de Campo Grande.
O objetivo da ação é conectar empresas contratantes e trabalhadores que buscam uma oportunidade no mercado formal. “A Prefeitura de Campo Grande está fazendo essa aproximação entre o poder público e a população. Temos dentro da Funsat mais de 2.800 vagas, e trouxemos para o feirão, especificamente, mais de 1.500. A maioria das empresas que estão aqui, são nossas parceiras, ofertando suas vagas diariamente”, disse o diretor-presidente da Funsat, Paulo da Silva.
Entre os candidatos à uma vaga de emprego, Debora Aparecida da Silva, de 37 anos, tem experiência como promotora de vendas e auxiliar de linha de produção. Desempregada há dois meses, ela tem feito diárias para garantir uma renda.
“A gente tem família para sustentar, aluguel para pagar. Soube do feirão e vim cedo. Saí de casa 4h40 da manhã e cheguei aqui antes das 6h. Esse tipo de feirão é mais prático, porque o contato é direto [com o empregador]. Me interessei aqui por uma vaga em uma fábrica de refrigerante, e agora estou esperando. Não pode perder a oportunidade. Tenho fé e vou ficar na espera”.
Animado com a oportunidade de contratação de forma rápida e prática, José Lourenço, de 24 anos, tem experiência como auxiliar administrativo, mas também se interessou pela vaga de repositor. “Cheguei antes do início do feirão, umas 7h30. Vim com a expectativa de conseguir um emprego hoje. Peguei uma senha, preenchi meus dados, fiz a entrevista e já fui aprovado. Eu estava desempregado há duas semanas e hoje fui contratado por um atacadista, apesar da pouca experiência”, afirmou o jovem.
Outra candidata que saiu satisfeita da ação foi Cristiane Alves do Nascimento, de 44 anos. “Minha filha me falou ontem sobre o feirão. Eu estava desempregada há apenas uma semana. Eu amei a proposta aqui e já aceitei na hora. Eu parabenizo a Funsat por essa ação porque muitas pessoas estão precisando e essa é uma grande oportunidade. Não tem desculpa para dizer que não tem. Peguei uma senha, passei pela entrevista e já saí empregada. Vou trabalhar com serviços gerais em uma escola”, comemorou Cristiane.
Aparecido Oliveira Leme, de 62 anos, estava desempregado há um ano. Ele comentou que a idade e a falta de estudo atrapalham na hora de conquistar uma vaga. “Vi sobre o feirão na televisão e resolvi tentar uma oportunidade. A expectativa e grande, vou sair empregado hoje daqui”, afirmou.
Empresas oferecem vagas que não exigem experiência
Durante o Mega Feirão da Empregabilidade, a Sementes Pastoforma disponibilizou 50 vagas, divididas entre as funções de serviços gerais, auxiliar de linha de produção e operador de empilhadeira. “É muito importante participar porque abre portas. A gente consegue alcançar o público que buscamos e captar essas vagas para a empresa. É mais fácil porque a gente disponibiliza o trabalho e o público já procura com a intenção da vaga. Não exigimos experiência, precisa de disponibilidade para trabalhar, são vários turnos disponíveis”, explicou a gestora de RH da empresa, Vanessa Machado.
O grupo Morhena RH ofereceu vagas operacionais nas áreas de limpeza, coleta e logística. “Só para a área da limpeza, que é o nosso foco principal, são cerca de 20 vagas. As vagas não exigem experiência. Nós damos treinamento, fazemos a integração, então nós fornecemos tudo que a pessoa precisa para trabalhar conosco. Esse tipo de evento é importante por causa da publicidade, da força da divulgação que tem a Funsat, e a adesão da população. É a nossa terceira vez aqui e sempre temos um ótimo retorno”, afirmou a analista de RH da empresa, Gabriele Guedes.
Fonte: Ascom PrefCG