Prefeitura dá continuidade ao Ciclo de Capacitação 2023 para beneficiários do Primt

Desta vez, receberam a capacitação 215 trabalhadores

Cidades | 17 de agosto de 2023, por redacao@radar67.com.br

A prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), deu continuidade, nesta quarta-feira (16), ao ciclo de capacitação sócio-profissional 2023 destinado a beneficiários do Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho). Desta vez, receberam a capacitação 215 trabalhadores que atuam na Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) e na Fundação Municipal do Esporte (Funesp), nas mais diversas atividades.

Iniciado em fevereiro, o ciclo de capacitação engloba assuntos como a legislação vigente do Primt, os direitos e deveres dos beneficiários do programa, comportamento profissional, marketing pessoal, entre outros. “As capacitações são feitas por turma. No primeiro semestre, foram mais de mil trabalhadores capacitados, e agora estamos fazendo com o restante. Hoje temos 2.100 beneficiários”, explicou o coordenador do Serviço Social da Funsat, Dorineu Martins Afonso.

Beatriz Martins Medeiros, de 19 anos, está cursando o 1º ano de Administração e iniciou no Primt no dia 1º de agosto de 2023. Ela conta que viu no programa uma oportunidade de adquirir conhecimento na área em que pretende atuar. “Estou na Funesp na parte administrativa, então é uma oportunidade boa para mim que estou começando agora e não tinha muita experiência. É uma área que eu gosto e tem vários cursos oferecidos pela Funsat, então isso vai ser muito bom para a minha vida profissional. O Primt é só o começo”.

Já Ademir José Coelho, de 49 anos, faz parte do Primt, antigo Proinc, há cerca de dois anos. Segundo ele, o programa é importante porque proporciona, além da renda fixa, conhecimento aos beneficiários. “Além de eu trabalhar e ter meu salário, eu estou adquirindo experiência”, aponta Ademir, que recentemente participou do curso de Higiene na Manipulação de Alimentos, oferecido pela Escola de Educação Profissional da Funsat.

“Aprendi várias coisas, como manusear, preparar e atender. Estou começando agora com um pequeno negócio [autônomo] e quero mexer com salgadinhos”, comenta o trabalhador. Por meio do Primt, ele está atuando na área de jardinagem. “Estou no Complexo Poliesportivo da Vila Nasser. Eu gosto de mexer com planta. Minha expectativa é crescer na minha profissão, adquirir mais conhecimento e novas experiências, e a prefeitura está proporcionando isso”.

Sobre o Primt

Os beneficiários do Primt, que é uma ferramenta da política de assistência e inclusão social, são atendidos com um salário mínimo, cesta básica mensal, vale-transporte e alimentação no horário de trabalho.

É requisito para ingresso no programa estar em situação de desemprego por período igual ou superior a 06 (seis) meses; declarar residência no município de Campo Grande há, pelo menos 01 (um) ano (apresentar comprovante de residência) e possuir renda familiar per capita não superior a ½ (meio) salário mínimo vigente.

Apenas um membro por núcleo familiar poderá se inscrever no Primt. Entre as regras do programa, é necessário que os beneficiários apresentem semestralmente certificados de participação em cursos com no mínimo 40 horas/aula.

Mais informações no telefone (67) 4042-0585, ramal 5832 ou 5833, ou na Funsat, localizada na Rua 14 de julho, 992, Vila Glória.