Quase 60 mil foliões animaram a Esplanada Ferroviária em cinco dias de Carnaval
Oito boletins de ocorrência foram registrados no evento, sendo três de lesão corporal

Após dois anos seguidos sem pular Carnaval, o folião matou a saudade dos bloquinhos, das fantasias e do glitter.
Sem restrições sanitárias neste ano, o campo-grandense pôde curtir o Carnaval de rua à vontade e tirou o atraso da folia.
Foram 8 mil pessoas na sexta-feira (17), 20 mil no sábado (18), 5 mil no domingo (19), 9 mil na segunda-feira (20) e 17 mil na terça-feira (21). Quem animou a festa foi Capirava Blasé e Cordão Valu.
Nem a chuva de domingo (19) e segunda-feira (20) foi capaz de desanimar os foliões. O tempo permaneceu firme na sexta-feira (17), sábado (18) e terça-feira (21) e instável no domingo (19) e segunda-feira (20).
De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, de domingo (19) para segunda (20), choveu 42,3 milímetros na Capital.
Segundo o tenente-coronel, oito boletins de ocorrência foram registrados no evento, sendo três de lesão corporal.
Na noite de segunda-feira (20), uma pessoa, não identificada, foi lesionada com arma branca, no Carnaval de rua.
Arma branca é um objeto cortante, usado para defesa ou ataque, cuja utilização normal é para trabalho.
A vítima foi socorrida no posto médico do evento e posteriormente levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa.
Além disso, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) prendeu, em flagrante, duas pessoas vendendo drogas, durante o Carnaval da Esplanada Ferroviária, nesta segunda-feira (20).
Durante a ronda, os agentes notaram dois homens suspeitos fazendo entrega de algo semelhante a trouxinhas plásticas de entorpecente.
Na abordagem, foram apreendidos 14 trouxinhas de droga e a quantia de R$ 293,80. Foi constatado que havia 9,08 gramas de cocaína.
Conforme prevê no calendário, o carnaval foi comemorado nesta terça-feira (21).
Mas, o feriadão abrangeu quatro dias de ponto facultativo: sábado (18), domingo (19), segunda-feira (20), terça-feira (21) e quarta-feira (22) até meio dia.
Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) estiveram nas ruas, neste Carnaval, para reforçar a segurança, manter a ordem e prevenir acidentes.
Foram empenhadas 40 viaturas da GCM e 96 guardas, por dia. A Operação Carnaval 2023 da Polícia Militar (PMMS) contou com 150 policiais no interior do evento na Esplanada Ferroviária, com apoio do policiamento ordinário na região em volta, a pé e motorizados.
“Essa Operação visou manter a segurança do evento Carnaval nos locais de festejos carnavalescos, levando a paz social e a tranquilidade pública, através de uma estratégia operacional de maior envergadura voltada a coibir atos ilícitos, de forma a garantir a preservação da ordem e a integridade física do público presente”, afirmou o tenente-coronel.
Fonte: Correio do Estado